sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Etiquetagem de Edificações


Olá pessoal!!!

            Esta semana vamos discutir sobre a Eficiência Energética em edificações, mais especificamente sobre o Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R) ou Comerciais, de Serviços e  Públicos (RTQ-C). Esta novidade, comumente chamada de etiquetagem, em breve causará frenesi na construção civil, afinal, todos desejarão morar, trabalhar, estudar em uma edificação eficiente. E nós arquitetos temos papel importantíssimo na divulgação e implementação desta etiquetagem! Pois então vamos entender um pouco dela!

Estes regulamentos apresentam os quesitos necessários para classificação do nível de eficiência energética do edifício no sentido de regulamentar e elaborar procedimentos para avaliação da eficiência energética das edificações construídas no Brasil visando o uso racional da energia elétrica e fazem parte do programa PROCEL/EDIFICA da Eletrobrás
.
O Laboratório de Eficiência Energética (LabEEE) da UFSC desenvolveu a metodologia de avaliação dos edifícios e foi designado pelo Inmetro, juntamente com o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) do Sistema Eletrobrás, para realizar as primeiras avaliações enquanto trabalha paralelamente na capacitação de outros laboratórios.

Então vamos aos regulamentos!

No RTQ-C, são avaliados três requisitos gerais: Evoltória, sistema de iluminação e Condicionamento de ar e a  Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) é obtida através da avaliação destes requisitos (ver figura abaixo do texto). A etiquetagem do edifício é voluntária e aplicável a edifícios com área útil superior a 500m² ou atendidos por alta tensão (grupo tarifário A). Pode ser fornecida uma etiqueta para o edifício completo ou para parte deste. Ela é dita parcial quando referente à envoltória ou combinando a envoltória com um dos outros dois sistemas – iluminação ou condicionamento de ar.






Já no RTQ-R a etiquetagem de eficiência energética é feita  para cada um dos itens baixo da seguinte forma:

  • Unidades Habitacionais Autônomas: avaliam-se os requisitos relativos ao desempenho térmico da envoltória, à eficiência do(s) sistema(s) de aquecimento de água e a eventuais bonificações;
  • Edificação Unifamiliar: aplica-se o procedimento descrito acima para a unidade habitacional autônoma;
  • Edificações Multifamiliares: pondera-se o resultado da avaliação dos requisitos de todas as unidades habitacionais autônomas da edificação;
  • Áreas de Uso Comum: avaliam-se os requisitos relativos à eficiência do sistema de iluminação artificial, do(s) sistema(s) de aquecimento de água, dos elevadores, das bombas centrífugas, dos equipamentos e de eventuais bonificações.

Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) é obtida através desta avaliação (ver figuras abaixo).








 A etiqueta é concedida em dois momentos: na fase de projeto e após a construção do edifício Para definição do nível de eficiência dois métodos podem ser utilizados: o método prescritivo e o método de simulação. As exigências contidas no RTQ-C e RTQ-R devem ser avaliadas por um laboratório de inspeção designado ou acreditado pelo Inmetro, de forma que este verifique as características projetadas e construídas do edifício para indicar qual o nível de eficiência alcançado por este. Após a avaliação, o edifício recebe a etiqueta de acordo com o nível alcançado que vai de A a E (de mais eficiente a menos eficiente). Os prédios que receberem classificação A ganharão o selo Procel Edifica.

As edificações que apresentarem estas etiquetas terão um diferencial de competitividade no mercado da construção civil, afinal, quem não quer desfrutar de uma edificação eficiente?!

Aqui em Alagoas, a UFAL possui um laborátório na Faculdade de Arquitetura - LabConf-(Laboratório de Conforto Ambiental), que está sendo capacitado para se tornar um Organismo de Inspeção Acreditado pelo Inmetro (OIA). Ele vem fazendo o processo de etiquetagem em algumas edificações da Universidade e do Estado, assim como pesquisa na área. Quem se interessar em visitar e saber mais sobre o Laboratório e as atividades que ele desenvolve pode acessar: http://www.fau.ufal.br/grupopesquisa/geca/laboratorio.htm.

Algumas edificações já foram etiquetadas tanto  através do RTQ-C quanto do RTQ-R em todo o Brasil. Para ter acesso a estas edificações etiquetadas e para maiores informações,os links abaixo devem ser acessados!


Partes deste texto foram retirados dos volumes de Etiquetagem de Eficiencia Energética das edificações. Disponível em: http://www.labeee.ufsc.br/projetos/etiquetagem/comercial/downloads


Até o próximo post! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário